Buscar
  • lrlamas

Moelleux Fondant de Pera e Chocolate

Depois de namorar bastante meu livro do Alain Ducasse, que mostrei aqui no blog faz um tempinho, chegou a hora de colocar a mão na massa. A receita eleita foi a deste Moelleux Fondant – uma receita tradicional francesa, que por aqui a gente se acostumou a chamar de petit gateau! Neste caso, com o detalhe delicioso de ter uma mini pera, bem macia e cozida em calda de baunilha. O resultado ficou mais para um suflê de chocolate, já que a massa é muito leve. Uma espuma de chocolate!


Mudei algumas coisinhas em relação à receita original, que pedia mel e rapadura. Como eu não tinha rapadura, usei açúcar mascavo na receita toda. Também optei por não desenformar os bolinhos e servir dentro das formas. Outro detalhe: A receita rende 4 porções enormes! Eu acho até que daria para aumentar a quantidade de peras para 6 unidades e dividir a massa em 6 forminhas.


Ingredientes

  • 4 peras portuguesas maduras e pequenas

  • 1 fava de baunilha

  • 7 colheres de sopa cheias de açúcar mascavo

  • 100 g de chocolate meio amargo

  • 50 g de manteiga sem sal

  • 2 ½ copos de água

  • 5 gemas

  • 4 claras

Modo de preparo



Descasque as peras, mantendo os cabinhos. Faça um pequeno corte nos fundos e com a ponta da faca retire com muito cuidado o miolo das peras (caroço).


Em uma panela pequena, que comporte as 4 peras em pé, coloque a água, 4 colheres de sopa de açúcar mascavo e a fava de baunilha aberta no sentido do comprimento, com as sementinhas raspadas. Leve ao fogo, e deixe levantar fervura. Caso as peras estejam muito duras, deixe que cozinhem um pouco, mas não exagere, pois elas podem desmanchar. Desligue o fogo e deixe que as peras esfriem na calda.


Enquanto isso, derreta a manteiga (usei micro ondas mesmo!) e junte o chocolate picado, mexendo até que fique homogêneo.


Separadamente, bata as gemas com as 3 colheres de açúcar restantes, até que fiquem cremosas e mais claras. Misture delicadamente ao chocolate.


Pré aqueça o forno à 180 graus. Bata as claras em neve e junte à mistura de gemas e chocolate.


Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo 4 formas de cerâmica fundas (formas de suflê individuais funcionam super bem!) e divida a mistura de chocolate. Coloque uma pera no centro de cada porção e leve ao forno pré aquecido por 10 a 15 minutos, até que fiquem bem crescidos. Retire e sirva imediatamente.


Quer aprender mais receitas?

Inscreva-se em meu canal do Youtube e acompanhe meu Instagram!

0 visualização

© 2019 Otavia Sommavilla.