Buscar
  • lrlamas

À Mesa com Proust: Tigelinhas de Creme de Chocolate

Aprenda uma nova sobremesa, linda saborosa e fácil de preparar!


Eu li muito pouco Proust, mas talvez por ser cozinheira, já sabia sobre as madeleines. Na obra “Em Busca do Tempo Perdido”, os famosos bolinhos franceses fazem parte de um momento de epifania do narrador, quando o transportam para a infância. Algo como uma das cenas finais do Ratatouille, quando o crítico Anton Ego se vê criança, comendo a comida da mãe.


O livro “À Mesa com Proust” entra no universo do autor e de seus personagens e explora as conexões entre comida, sentimentos, história, família e encontros de um jeito encantador, além de interpretar muitos dos pratos que aparecem na obra, com receitas dignas de um banquete. O chef Alain Senderens fez parte do projeto e escreveu um prefácio lindo!

Hoje, aposentado, ele foi um dos pais do movimento “Nouvelle Cuisine” e, no auge, audacioso o bastante para “devolver” as três estrelas Michelin que seu restaurante possuía. Na época, justificou que gostaria de fazer uma comida mais acessível e que permitisse que os clientes voltassem mais vezes, algo incompatível com o que se exigia dele. No livro, escreveu sobre a importância da comida na obra de Proust, como um modo de compreender o inconsciente cultural do Ocidente.


“… ele (Proust) nos mostra que o alimento carrega em si os enigmas de cada um de nós e os mitos de nosso mundo, tudo que constitui nosso imaginário, como um livro interior de sinais desconhecidos. Para decifrar esse inconsciente oculto na parte mais secreta, sob a cortina que o dissimula, Marcel Proust recorre à cozinha de Françoise, alfabeto de seu passado.”


A receita que eu resolvi fazer para o blog é super simples e deliciosa. Aparece em “No Caminho de Swann”, como Tigelinhas de Creme de Chocolate. Eu optei por assar o creme em xícaras de café (certifique-se que você está usando uma xícarazinha resistente…) e as únicas coisas que mudei na receita foram a quantidade de chocolate amargo, (preferi aumentar) e também substitui uma parte do leite por creme de leite fresco.

Creme de Chocolate (Potes de Creme au Chocolat)


Ingredientes:

  • 150 g de chocolate amargo picado

  • 100 g de açúcar

  • 300 ml de leite

  • 200 ml de creme de leite fresco

  • 6 gemas



Ferva o leite e o creme de leite juntos, espere esfriar 2 minutos e despeje sobre o chocolate picado.


Mexa com a ajuda do fouet até que fique homogêneo. Bata as gemas com o açúcar e junte a mistura de leite e chocolate.


Bata bem e passe pela peneira. Coloque em 6 tacinhas ou xícaras de café e leve ao forno em banho maria, por aproximadamente 50 minutos, à 150 graus.


Espere esfriar e coloque na geladeira. Decore a gosto e sirva.


Quer aprender mais receitas?

Inscreva-se em meu canal do Youtube e acompanhe meu Instagram!

87 visualizações

© 2019 Otavia Sommavilla.